Objetivos

Dados demográficos (IBGE, 2010) apontam que a população brasileira é composta por 165.371.493 habitantes e que 10,8% desta população são de pessoas idosas, isto é, com 60 anos ou mais (Estatuto do Idoso, 2003).

Este quadro caracteriza o acelerado processo de envelhecimento da população causado pelo aumento da expectativa de vida e pela diminuição dos níveis de fecundidade. Esse processo conhecido como transição demográfica resulta no envelhecimento populacional. Essas mudanças alteraram a piramide etária, com estreitamento da base, composta pela primeira infância, e o alargamento do topo, que representa a população idosa.

Geral:

Facultar meios institucionais, materiais, humanos, orçamentários e financeiros para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e multiprofissionais de ensino, pesquisa e extensão na temática do envelhecimento, de modo a contribuir para o avanço do conhecimento nessa área.

Específicos:

  • Captar recursos junto às instituições públicas e privadas para o financiamento de ensino, pesquisas e extensão realizadas pela Universidade na área do envelhecimento e da atenção à pessoa idosa ;
  • Formar, continuamente, recursos humanos para a rede de serviços destinados à pessoa idosa, nos diferentes setores e níveis de governo, nas diferentes modalidades: presencial, semipresencial e à distância;
  • Propor a inclusão da Gerontologia e da Geriatria como disciplinas curriculares nos cursos de graduação e pós-graduação.
  • Participar do planejamento, organização e execução de cursos na área do envelhecimento e da atenção a pessoa idosa tais como: graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e extensão em gerontologia e geriatria.
  • Constituir parcerias com instituições públicas e privadas direcionadas a pessoa idosa para estabelecer campos de estágio supervisionado;
  • Cooperar com os processos de implantação e implementação das Políticas Públicas para as pessoas idosas, nos diferentes níveis de governo.
  • Integrar e fortalecer a rede social de apoio à pessoa idosa;
  • Promover intercâmbios nacionais e internacionais, com órgãos e instituições públicas e entidades privadas sem fins lucrativos para aprimoramento de tecnologias do conhecimento.