foto ilustrativa do evento 2018

UFG discute envelhecimento na sociedade

Evento que será realizado no dia 30/11 visa fomentar questões relacionadas aos idosos

No próximo dia 30 de novembro, o Envelhecimento estará em pauta na Universidade Federal de Goiás (UFG). O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento, ligado à Pro-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), programou um dia de discussões sobre o tema no evento intitulado A Universidade diante da sociedade que envelhece. O objetivo é proporcionar uma abordagem dinâmica e atual, a fim de fomentar o diálogo sobre as questões do envelhecimento na sociedade, de interesse de profissionais e estudiosos da área e da comunidade em geral.

O evento terá início às 8 horas, no auditório da Faculdade de Odontologia da UFG, que fica no Campus Colemar Natal e Silva, Praça Universitária. Logo após o café da manhã, haverá uma apresentação do Coral da Adufg, que antecede a abertura oficial do evento.

A antropóloga Guita Grin Debert, convidada especial, fará a palestra de abertura referente ao tema do evento. Guita Debert é professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadora do CNPq e do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp. É autora do livro A Reinvenção da Velhice, publicado pela Editora da USP, e de vários artigos sobre  formas de gestão do envelhecimento, violência contra idosos e estudos de gênero. Lázara Ribeiro Ferreira Lima, Coordenadora Geral, em exercício, do Nepev, explica que a aposentadoria é um ato que envolve muitas expectativas, sentimentos e sensações, como insegurança social e incertezas pessoais, o que reforça a necessidade de preparação para essa nova fase de vida.

Ainda na parte da manhã, haverá palestra seguida de debate sobre Educação financeira para aposentadoria, com o Bruno Ribeiro Abreu, médico especialista em investimentos e finanças pessoais. Os trabalhos da tarde serão abertos com o tema Os desafios dos sistemas de saúde frente ao envelhecimento populacional, em palestra a ser proferida por Fernando Passos Cupertino de Barros, professor da Faculdade de Medicina da UFG, e em seguida uma ampla mesa-redonda abrirá a discussão sobre Envelhecimento e aposentadoria na UFG, com a participação de servidores da Universidade, Fleide Alves, Maria Ferreira e Adriane Geralda do Nascimento, que realizaram trabalhos acadêmicos relacionados ao tema, e ainda, Diana Alves de Rezende Kokrda, do Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Servidor (Siass/UFG) sobre a experiência de acompanhamento da pós-aposentadoria.

Data: 30 de novembro de 2018

Horário: 8 horas

Local: Auditório da Faculdade de Odontologia da UFG – Pça Universitária

Realização: Nepev/ PRPI/UFG

Apoio: Adufg e Sint-Ifesgo

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h – Café da manhã

9h-10h – Abertura

  • Apresentação cultural - Coral da Adufg
  • Pronunciamentos

- Prof. Edward Madureira Brasil, Reitor da UFG;

- Prof. Manoel Chaves, Assessor de Projetos Estratégicos da UFG;

- Prof. Jesiel Freitas Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFG;

- Lázara Ribeiro Ferreira Lima, Subcoordenadora Geral do Nepev/ PRPI/UFG.

 

10h - 10h45 – Conferência A Universidade diante da sociedade que envelhece.  Profa. Guita Grin Deber, antropóloga da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

  • Coordenação: Lázara Ribeiro Ferreira Lima 

10h45 - 11h – Debate

11h - 11h45 – Palestra – Educação financeira para aposentadoria, pelo prof. Bruno Ribeiro Abreu, médico especialista em investimentos e finanças pessoais.

  • Coordenação: Prof. Abraão Garcia Gomes

 

11h45 - 12h – Debate

12h – Intervalo 

 

14h - 14h45 – Palestra – Os desafios dos sistemas de saúde frente ao envelhecimento populacional, pelo prof. Fernando Passos Cupertino de Barros, da Faculdade de Medicina da UFG, Professor Convidado do Instituo de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Lisboa-Portugal e Consultor Internacional do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS).

  • Coordenação: Profa. Isadora Crosara.

 

14h45 - 15h – Debate 

15h - 15h15 – Intervalo

 

15h15 - 16h45 – Mesa-redonda – Envelhecimento e aposentadoria na UFG

  • Coordenação: Prof. Revalino Antônio Freitas 
  • Aposentadoria: O novo começo, expectativa e realidade. Uma análise com servidores técnico-administrativos da UFG, por Fleide Wilian Rodrigues Alves; 
  • A preparação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Goiás - Goiânia para a aposentadoria: os prováveis motivos para o adiamento e impactos no cotidiano, por Maria Ferreira de Sousa Vieira;
  •  Trabalho, aposentadoria e envelhecimento: entre os caminhos da (in)segurança social e das (in)certezas pessoais. Um estudo com docentes da Universidade Federal de Goiás, por Adriane Geralda Alves do Nascimento Cézar;
  • Visita social pós-aposentadoria UFG. Diana Alves de Rezende Kokrda, Assistente Social do SIASS/UFG.

 16h15 - 17h – Debate

17h – Encerramento

Fonte: Nepev/PRPI/UFG

Categorias: Notícias em destaque