Weby shortcut

Notícias

Opções Avançadas   Busca exata   Todas as palavras   Qualquer uma das palavras
abertura
Evento discute a universidade diante da sociedade que envelhece
Em 23/03/2018 às 17:20

As trocas de saberes e de experiências motivaram as discussões nos grupos de trabalho

Evento

Residência Médica em Geriatria - 2018
ResidênciaMédica em Geriatria em Goiânia - 2018
Em 02/03/2018 às 17:19

Residência Médica em Geriatria em Goiânia- 2018.

5ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa
5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI)
Em 01/03/2018 às 22:39

O Ministério dos Direitos Humanos lançou, no dia 29 de janeiro, um comunicado com o tema e os eixos da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI). O tema é "Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas". 

Aprovado no Câmara dos Deputados: 
No dia 1º de março
2018 É O ANO NACIONAL DE PROMOÇÃO 
E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS IDOSAS!
2018 É O ANO NACIONAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS IDOSAS!
Em 01/03/2018 às 21:37

APROVADO!!!

Esta é para começar 2018 com o pé direito.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, hoje, dia 1º de março de 2018, um projeto de autoria da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) que institui 2018 como o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

A UFG DIANTE DA SOCIEDADE QUE ENVELHECE
A UFG DIANTE DA SOCIEDADE QUE ENVELHECE
Em 26/01/2018 às 11:11

A UFG DIANTE DA SOCIEDADE QUE ENVELHECE

 

Alunos de Medicina - UFG
Alunos de Medicina - UFG
Em 10/02/2017 às 09:12

Alunos de Medicina - UFG

                   Alunos de Medicina - UFG

Primeira aula (fevereiro de 2017) do módulo de Geriatria para alunos do quarto ano do curso de Medicina da UFG.

A disciplina não existia e começa agora a integrar obrigatoriamente currículo  com as professoras Elisa Franco e Isadora Crosara.

Reunião  do NEPEV-UFG, encerrando o ano de 2016, com a participação de Dr. Celmo Celeno Porto,  Ms.Lazara Lima, Maria do Carmo, Valéria Pagotto , Dra. Cláudia Zanini, Dra. Ana Cláudia, Dr. Ernando  Melo Filizzola e Luciana Amorim da Mota, onde foi apresentado um dos projetos de pesquisa do Núcleo
Reunião do NEPEV-UFG
Em 13/12/2016 às 13:22

Reunião de encerrando o ano de 2016, com a participação de Dr. Celmo Celeno Porto, Ms.Lazara Lima, Maria do Carmo, Valéria Pagotto , Dra. Cláudia Zanini, Dra. Ana Cláudia, Dr. Ernando Melo Filizzola e Luciana Amorim da Mota, onde foi apresentado um dos projetos de pesquisa do Núcleo

Lançamento de Edital para projetos na área da pessoa idosa
Edital para seleção de projetos na área da Pessoa Idosa
Em 20/10/2016 às 17:47

Edital de seleção de projetos na área da pessoa idosa

Outubro Rosa
Em 05/10/2016 às 09:52

Fórum de Geriatria
Acompanhe ao vivo o Fórum de Geriatria
Em 25/08/2016 às 09:52

Evento dura todo o dia de hoje, 25/08

última hora

Conselho do Idoso
Conselho Estadual do Idoso elege sua mesa diretora
Em 25/08/2016 às 09:31

reunião foi realizada no último dia 18/08

Enquete sobre Prioridade no Processo Judicial Eletrônico
Enquete sobre Prioridade no Processo Judicial Eletrônico
Em 27/07/2016 às 15:45

Enquete sobre Prioridade no Processo Judicial Eletrônico 

A pesquisa sobre prioridade encerrará dia 30/07/2016

Diante da realização da Enquete sobre o Atendimento Prioritário nos Processos Judiciais, http://bit.ly/1YxDmLK, percebemos que a maioria das instituições não implementou o art. 71, § 3o do Estatuto do idoso, principalmente, no que se refere a prioridade de tramitação dos processos e procedimentos na Administração Pública, empresas prestadoras de serviços públicos e instituições financeiras. Você também constatou isso no seu município?

 

É importante lembrar que atendimento prioritário (já previsto na Lei 10.048/2000 e art. 3º, parágrafo único, I, art. art. 71, § 4o da Lei 10.741/2003) difere de tramitação prioritária, uma vez que aquele se restringe ao direito de ser recepcionado primeiro, enquanto este refere-se ao andamento de procedimentos ou processos que devemter primazia.

 

Tal situação reforça a necessidade de mobilização do segmento por ações próprias para esta população, como é o caso da Enquete sobre o Atendimento Prioritário nos Processos Judiciais, que busca aprimorar uma política pública específica na área do Poder Judiciário.

 

Ademais, a citada pesquisa visa o aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico (PJE) em todo país e beneficia tanto àqueles que têm direito apenas ao atendimento especial, como àqueles que gozam também do direito à tramitação prioritária. Deste modo, deseja-se disponibilizar um atendimento prioritário integral, mais do que simplesmente assinalar o processo como prioritário em favor dos idosos, pessoas com deficiência, obesos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo.

 

consulta pública nacional sobre a oferta de medicação na forma de adesivo para Tratamento do Alzheimer
consulta pública nacional sobre a oferta de medicação na forma de adesivo para Tratamento do Alzheimer
Em 26/07/2016 às 16:23

Urgente: Até o dia 26/07 está aberta consulta pública nacional sobre a oferta de medicação na forma de adesivo para Tratamento do Alzheimer e outras demências pela rede SUS. Manifeste-se através do link: http://bit.ly/2aqtJhb . 



O Diário Oficial da União (DOU) publicou, no dia 06 de julho, a abertura de uma nova consulta pública, de nº 15, para manifestação da sociedade civil a respeito da recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) relativa à proposta apresentada pela Novartis de incorporação da rivastigmina adesivo transdérmico (Exelon® Patch) no Sistema Único de Saúde (SUS). 



Entre os documentos objeto dessa Consulta Pública, está um ‘Relatório para a sociedade’ no qual, apesar das mais de 580 contribuições favoráveis à inclusão do medicamento transdérmico no SUS submetidas na consulta de nº 32, em novembro de 2015, a CONITEC mantém uma recomendação não favorável à incorporação, seguindo com a mesma a justificativa de um possível aumento nos gastos públicos a partir dessa incorporação. 



Mais uma vez, a Novartis reafirma sua discordância com a análise publicada pela CONITEC. Conforme já exposto, a empresa submeteu a versão adesiva com o mesmo preço da por via oral, a fim de não onerar o sistema público de saúde. Vale ressaltar que o preço praticado para venda particular da versão transdérmica chega a ser quase três vezes maior do que a apresentação oral. 



Uma vez que o custo unitário é o mesmo, podemos concluir que a CONITEC baseia sua percepção de um aumento nos gastos em dois aspectos: uma maior adesão ao tratamento por conta da opção em adesivo ou a um acesso expandido ao tratamento do Alzheimer no geral. Fatores que, na visão da Novartis, são extremamente positivos para a situação da doença no país, já que significam mais pacientes tratados e seguindo corretamente a indicação médica. Por outro lado, o SUS estaria disponibilizando uma nova forma de adesão e melhor tratamento para os pacientes que possuem problemas de deglutição. 



A recomendação da CONITEC ainda não é uma decisão final. A Consulta Pública está aberta até 26/07 para envio de contribuições no sitehttp://conitec.gov.br/consultas-publicas , sob o nome ‘Rivastigmina adesivo transdérmico para o tratamento de demência para Doença de Alzheimer’, relevância e relação custo-benefício efetiva do tratamento transdérmico para os pacientes que sofrem com Alzheimer. 

Portanto, a fim de garantir êxito na conquista desse direito, conclamamos a toda sociedade que participe ativamente da referida consulta pública e manifesta sua opinião sobre a matéria. 

10º European Music Therapy Conference
Em 07/07/2016 às 11:12

Deliberações Finais - 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
DELIBERAÇÕES DA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Em 27/06/2016 às 09:58

DELIBERAÇÕES DA 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA